16 de abr de 2009

Existem regras para falar ao telefone?




Existem algumas regrinhas básicas para quem gosta de falar ao telefone,seja ele celular ou o escandaloso Nextel.
Ninguém deseja ser um incômodo ou incomodado só porque você recebeu uma ligação urgente ou na maioria das vezes nada urgente.
Eu já vi muito isso acontecer em bancos, hospitais, igrejas,reuniões etc.Nos hospitais já existem dois tipos de avisos que são muito usados:aquele cartaz clássico da enfermeira mandando fazer``silêncio!!!´´ e ´´desligue o celular quando entrar no consultório``.
Escute até que ponto os fanáticos e loucos por celular andaram fazendo:
Um senhor usava um Nextel e falava tão alto que mais parecia estar usando um microfone para falar com o banco inteiro.Foi horrivel.Todo mundo começou á murmurar,alguns rindo e só ele pensando que estava abafando.Foi hilario.
Outra senhora ria tanto quando falava ao telefone que deixou cair o celular que estava falando.Por asar de todos que ouviam a conversa,o telefone continuou funcionando e ela continuou sua conversa,agora sendo um pouco menos chamativa.
Um outro dia,um homem falava tão alto no celular,que uma senhora pediu educadamente para que ele abaixasse a voz.

Coisas desse tipo,todos nós já vimos acontecer dezenas de vezes:pessoas usando o telefone sem nenhuma educação.
Aí você vai dizer:é preciso ter educação quando se fala ao telefone?
No meu parecer eu acho que é muito falta de educação falar alto em público á ponto de todos ao redor escutarem.A primeira coisa que se passa na cabeça de alguém que fica perto de alguém que tem estes habitos ao telefone, é pensar:que cara(ou senhora) ridicula!
Eu queria saber os pensamentos das pessoas que estão escutando a conversa de um falador conversando abobrinhas num lugar público cheio de pessoas aguardando numa fila de espera.
É claro que as vezes coisas assim passam despercebidas para quem está ao telefone.
Mas ninguém é surdo.
Quem nunca foi á um banco e não viu alguém falando na maior altura no celular e principalmente o tal radio Nextel?Esse ganha do celular.
Eu acho que as regras para não passar por ridículo usando seu celular num lugar público são:

1)não é regra mas é legal você nunca colocar seu celular com o volume ao máximo.Com o passar do tempo,isso provoca danos no seu celular e oque é pior,na audição.Cuidado com esse hábito.

2)procure sempre falar baixo e colocar o celular na posição correta(boca e ouvido) para se ouvir a conversa.Isso te ajuda á ouvir sua voz e assim evitar que voc~e fale muito alto ou cortar as palavras quem está do outro lado da linha.

3)em lugares como igreja ou reunião,deixe o telefone no vibracal.É horrível quando se escuta o celular ou rádio de alguém tocando alto quebrando o silencio que estes lugares exigem.Voc~e corre o risco de ser chamado de ``o metido ridículo´´.

4)Pare de pegar toda hora no seu celular!
Eu ví uma dama que em 20 minutos de espera,ela pegou o celular 7 vezes na bolsa.Isso é demais.
As vezes,muitas pessoas criam este tipo de hábito e é necessário que alguém como eu fale a verdade.Parece que você só pensa em celular...

Se não existem regras para se falar ao telefone(ou ser educado quando se está ao telefone)eu acabo de cria-las.

Espero que não seja você uma das pessoa citadas acima.
Cuidado quando for falar ao telefone!

Nenhum comentário: